Testes unitários: importância e benefícios Agência Digital

Quando você quer sacar dinheiro, basta que você aperte alguns botões e o dinheiro vai sair se você tiver disponível, mas você não sabe como ele sai de dentro do caixa eletrônico e, sinceramente, não importa para você. Podemos substituir o interior do caixa por uma cadeira e colocar alguém entregando o dinheiro pela fresta, para os usuários, o caixa continua funcionando, mas agora seu interior é controlado por outra coisa. Isto é um código direcionado para testes, pois, normalmente, exportaríamos apenas a rota. Isto foi feito para que o código fosse muito modularizado, veja que podemos executar todas as partes individuais do mesmo independentemente do servidor que tivermos em execução. Por dar mais segurança ao desenvolvimento, o TDD torna o trabalho em equipe muito mais harmonioso, eliminando duvidas e discussões desnecessárias. Se é preciso trocar de desenvolvedores com um projeto em andamento, o novo programador só precisará entender qual task deverá ser realizada e fazer a leitura das features que já foram desenvolvidas.

Testes de _integração_ é sobre testar se uma combinação de unidades podem funcionar em conjunto. Agora que escrevemos nossos testes unitários, podemos executá-los usando um test runner, como o Jasmine ou Jest. Os testes unitários devem https://www.monolitonimbus.com.br/teste-de-software-os-herois-desconhecidos-do-desenvolvimento-de-aplicacoes/ demorar muito pouco tempo a correr, uma vez que projectos maduros têm, normalmente, milhares de testes. Por isso, tente não introduzir dependências na infraestrutura ao escrever testes unitários, pois estes tornam os testes lentos.

Automatize testes de unidade

Em linguagens orientadas a objetos, essa menor
parte do código pode ser um método de uma classe. Sendo assim, os testes
unitários são aplicados a esses métodos, a partir da criação de classes de
testes. Estamos sempre construindo cenários imaginários, preocupados se tudo dará certo no final. Mas, o que acontecerá se esquecermos de remover esse código de teste momentos antes de publicar as alterações? Ou ainda, como podemos amadurecer este processo de forma que cada linha de teste possa ser reaproveitada e aperfeiçoada com o tempo?

O ideal seria agrupar por domínio, tudo o que está tratando de um mesmo domínio é considerado uma unidade. Nos tópicos acima, falamos sobre os principais motivos que fazem alguns desenvolvedores terem ressalvas em relação ao desenvolvimento orientado a testes. Veja a seguir os benefícios que esse modelo de desenvolvimento traz para quem o adota. No último tópico, falamos sobre a refatoração, que nada mais é do que a melhoria do código.

A automatização elimina os bugs

Por exemplo, se a aplicação tiver uma página de checkout, os testes UI incluiriam coisas como testar o botão ‘comprar agora’. Ferramentas de automatização de testes UI como as oferecidas pelo Zaptest são uma óptima opção se for realizar actualizações regulares sobre a aplicação, e com o tempo compensa. O teste manual de IU é o mais fácil de Teste de software: os heróis desconhecidos do desenvolvimento de aplicações configurar e utilizar, mas tem muitos requisitos, tais como um bom conhecimento da aplicação por parte do testador. Também é difícil continuar os testes manuais de IU se se estiver constantemente a actualizar uma aplicação. À medida que as aplicações crescem em complexidade, o mesmo acontece com as ferramentas utilizadas para os testes.